Basquete

BASQUETE

História do Departamento

Desde quando o esporte era mais conhecido como bola ao cesto, o basquete alvinegro já tinha força e tradição no cenário nacional. Logo após a inauguração do Parque São Jorge, em 1927, iniciou-se a atividade no clube. A quadra, ainda de saibro, foi uma das primeiras da cidade. No mesmo ano, foi realizada a primeira partida contra o América do Rio de Janeiro. A estréia já foi promissora, pois o time alvinegro venceu por 16 a 2, resultado do primeiro tempo. A equipe carioca, desanimada com a derrota inicial, não retornou para o segundo tempo.

Participaram desse jogo os corinthianos Vailatti, Toni I, Capella, Catelli, Bambista, Chumbão e Cavalheiro. Em 1936, o Corinthians levantou seu primeiro título paulista. O clube voltaria às conquistas com o bicampeonato paulista de 1947 e 1948, e o octacampeonato da cidade de São Paulo entre 1950 e 1957. Foram destaques nessa fase atletas como Irineu, Rosa, Toni II, Gemignani, Capella, Borbolla, Luisinho, Angelim, Cabrobi, Brás, Sacoman entre outros.

As maiores glórias, porém, foram obtidas a partir de 1965, com o título sul-americano. A equipe, que também venceu a Taça Brasil, foi considerada uma das melhores do mundo, e tinha atletas de grande qualidade, como Edvar, Angelim, Wlamir Marques, Rosa Branca, Ubiratan, Amaury, Borbola, Luizinho, Braz, Mical, Renê, Ortiz, Gilberto e Pedro Ives. O mesmo grupo, em 1966, foi vice-campeão no primeiro Mundial Interclubes, disputado na Espanha, perdendo na final para a equipe italiana do Ignis Varese. Ainda nesse ano, foi bicampeão sul-americano, título conquistado no ginásio do Parque São Jorge, e venceu o Campeonato Metropolitano, cuja final foi contra o Palmeiras.

Nos anos 80, o clube retomou as atividades após um período de transição no departamento. Em 1982, venceu o Campeonato Paulista da Primeira Divisão, e em 1983 foi campeão paulista da Divisão Principal. A equipe tinha como destaques Adilson, Gilson, Gérson e o norte-americano Rocky Smith. O elenco era comandado pelo técnico Mical, ex-atleta do clube. Ainda na década de 80, o Corinthians contou com jogadores de nível internacional, como Gérson, Griça, Guy, Agra, e o argentino Camissassa. Em 1985, o Timão conquistou, mais uma vez, o Campeonato Estadual.

Após nova interrupção das atividades, em 1995, o time principal voltou às disputas com sede de vitórias, após uma parceria com a empresa Multi Sports, que viabilizou um elenco poderoso. Foram contratados os alas Oscar Schmidt, Fernando Minucci e Fantinha, os armadores Júnior e o porto-riquenho James Carter, e os pivôs Edu, Joel e o norte-americano Richt Mclver. O grupo, liderado pelo treinador porto-riquenho Flor Melendez, conquistou em maio de 1996 o Campeonato Nacional, e no mesmo ano foi vice-campeão sul-americano e chegou às semifinais do Campeonato Estadual.

Em 2017 em um projeto ousado, o Corinthians decidiu voltar a ser hegemonia no Basquete nacional. O Timão investiu pesado e montou um time para a disputa da Liga Ouro 2017 - liga de acesso para o Novo Basquete Brasil. Nesta temporada, a primeira depois da volta do time, o Corinthians sagrou-se campeão e garantiu o acesso a NBB 11 que foi disputado no ano de 2018/19.

Visando o fortalecimento do time, o Corinthians também buscou a vaga no Campeonato Paulista, depois de 13 anos fora das quadras paulistas. A volta boi no rolete também é um fortalecimento do basquete paulistano, uma vez que o Timão é o maior campeão da competição com 13 canecos. Em 2019, sagrou-se vice-campeão Paulista e vice-campeão da Liga Sul-Americana. Na temporada 2020/21 do NBB, chegou nas quartas de final. Para a temporada 2021/22, o basquete corinthiano aposta muito na sua equipe de base, que disputou a Copa São Paulo, a Liga de Desenvolvimento de Basquete, e que serve de base para o elenco profissional que disputa o Paulista, NBB e a Liga Sul-Americana.

 

Basquete Feminino

As mulheres corinthianas também têm tradição na modalidade. O basquete feminino começou a ser praticado na década de 1950, e logo foi conquistando títulos. Na virada das décadas de 1950 e 1960, as mosqueteiras dominaram o basquete paulistano. Elas foram pentacampeãs paulistas entre 1959 e 1963. Partiram para vôos internacionais e conquistaram competições como o Torneio Internacional de Assunção, no Paraguai, e a Copa América em 1964. As principais atletas desse período foram Adilia, Jussara, Vânia, Ana, Dalva, Daise, Angelina, Dinice, Célia, Registina, Ruth, Ercilia, Sueli e Elza Zaragoza, Nilza, Marlene, Ivone, Lourdes, Carmem Silva e Luigina.

Informações

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 2095-3000 (ramal 3120)

Redes Sociais

Facebook: Corinthians Basquete
Instagram: @sccorinthians.basquete
Twitter: @corinthiansbskt



Notícias

Google
标签: roleta sim ou nao celebs rolete roleta russa cerveja oração para ganhar dinheiro urgente roleta brasileira estrategia roleta cervejaria roleta russa sonhar que ganhava muito dinheirooração de santo onofre para ganhar dinheiro urgente roleta de decisões
map